quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Imigração e Sociologia

The Polish Peasant in Europe and America
O livro The Polish Peasant in Europe and America, escrito por William Thomas e Florian Znaniecki, foi um dos primeiros trabalhos a estudar a cultura e a organização social dos imigrantes. Não somente os autores apontaram para a contribuição potencial dos imigrantes para a cultura americana, como também tentaram entender a própria cultura dos imigrantes. Thomas e Znaniecki fizeram uso de um novo método de investigação, the life study method, que poderemos traduzir como o método da história de vida. Essas histórias de vida foram obtidas através das narrativas dos imigrantes ou das suas próprias cartas. Além disso, essa obra compreendeu a primeira abordagem da emigração européia, levando em consideração os dois contextos, a Polônia e os Estados Unidos.
De acordo com Thomas e Znaniecki, se os poloneses nos Estados Unidos não fossem encarados do ponto de vista dos interesses poloneses ou americanos e, sim, da perspectiva de uma investigação sociológica objetiva, o então problema da assimilação individual teria sido uma questão completamente sem importância. O processo fundamental, para os autores, era a formação de uma nova sociedade polonesa-americana a partir dos fragmentos da sociedade polonesa incluídos na sociedade americana. Essa sociedade polonesa-americana como um todo tendia, aos poucos, a passar do polonismo para o americanismo, como os seus membros demonstraram, principalmente, na segunda geração que cada vez mais adquiria atitudes americanas. Porém, essa "assimilação" não foi individual e sim um fenômeno de grupo.9 O indivíduo não estava isolado no meio de um grupo culturalmente diferente; ele era parte de um grupo homogêneo em contato com uma civilização que influenciava em vários graus todos os seus membros. O objetivo da investigação compreendeu, portanto, o estudo da criação de uma sociedade cujas estrutura e atitudes dos seus membros não eram nem polonesas nem americanas, mas constituíam um produto novo, específico, cuja matéria-prima foi em parte derivada de tradições polonesas e, em parte, das novas condições em que o imigrante vivia e dos valores sociais americanos como os imigrantes os viam e os interpretavam. Era essa sociedade polonesa-americana, não a sociedade americana, que constituiu o meio social no qual o imigrante se incorporou quando veio da Polonia e a cujos padrões e instituições ele precisou se adaptar.

6 comentários:

  1. Essa teoria sociológica apresentada, lembra-me um princípio da Ontologia Quântica em que as coisas são concretizadas não nos objetos, mas na relação entre eles; as gerações posteriores à imigração polonesa aos EUA engendraram-se numa cultura e povo à parte, síntese de norteamericanos e poloneses, que apesar de constituírem um grupo aparentemente homogêneo: pais, avós polacos, formaram ,na interação com a civilização do “tio Sam”, uma face renovada. Essa fusão de culturas não se tornou exclusiva dos poloneses, todavia de outras nações e grupos étnicos a ponto de construir um continente diversificado em costumes, línguas e tradições, os quais imersos no “caldeirão cultural” elevaram a América àquilo que se apresenta hoje: identidades plurais conviventes no mesmo território.

    Felipe Sardinha- 4º sem. de Filosofia

    ResponderExcluir
  2. Olá, meninas! Obrigado pela sugestão. Tanto o conteúdo específico, o objeto mesmo dos pesquisadores como o método utilizado são bastante interessantes. Se puderem levar o livro para a aula, ficarei grato. Agora, continuo vasculhando vosso blog. Beijos. Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Assim com Felipe postou essa teoria sociológica também me lembra um principio de Ontologia Quântica, em que as coisas são concretizadas não nos objetos, mas na relação entre eles.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog viu meninas... muito bem elaborado!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto garotas!! Porém discordo com a visão onde os colegas fazem alusão a Ontologia Quântica e penso estarem focando em uma pespectiva ultrapassada, pois não sendo mais objeto de analise e sim fato como já disse FUKARO em seus livros.

    Mais uma vez as garotas estão de parabéns, nesta empreitada binacional...

    ResponderExcluir
  6. Olá, meninas!

    Parábens pelo blog, o tema por vocês escolhido é muito atual e muito interessante também.

    Muito bom texto, e a análise dos fatos também, mas com certeza quem analisou os fatos deve ter lido muito Hegel, Heidegger e outros teóricos que partilham da idéia da constituição da sociedade e do indivíduo desde o mundo que a cerca.

    Até mais discussões sócio-historico-filosóficas...e viva a Academia.

    ResponderExcluir